QUEM SOMOS
Nós somos uma associação privada de fiéis da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, cuja missão é renovar as famílias em Cristo. Propomos imbuir de espírito cristão a ordem temporal, e, portanto, a Comunidade, além de fortalecer as práticas de piedade (salutares, certamente) de seus membros, procura colocar a lucerna sobre o candeeiro, em apostolado com as famílias de todos os lugares. No aspecto associativo, Santa Teresa de Jesus orienta-nos com sua icônica frase: "Quem ama faz sempre comunidade, não fica nunca sozinho". Buscamos viver assim, numa grande família espiritual — formada por pais e filhos, negros e brancos, ricos e pobres; enfim, por todos aqueles que se sentem chamados por esse carisma. Aqui, todos crescem e auxiliam-se mutuamente, tendo como meta a efetivação da igreja doméstica, em comunhão com toda a Igreja.
O PROJETO DA COMUNIDADE À LUZ DO CATECISMO
§ 2204. «A família cristã constitui uma revelação e uma realização específica da comunhão eclesial; por esse motivo [...], há-de ser designada como uma igreja doméstica». Ela é uma comunidade de fé, de esperança e de caridade: reveste-se duma importância singular na Igreja, como transparece do Novo Testamento.
§ 2205. A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai e do Filho, no Espírito Santo. A sua actividade procriadora e educativa é o reflexo da obra criadora do Pai. É chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo. A oração quotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortalecem nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária.
§ 2206. As relações no seio da família comportam uma afinidade de sentimentos, de afectos e de interesses, que provêm sobretudo do mútuo respeito das pessoas. A família é uma comunidade privilegiada, chamada a realizar a comunhão das almas, o comum acordo dos esposos e a diligente cooperação dos pais na educação dos filhos.
NOSSA HISTÓRIA
Após uma forte experiência de perdão conjugal (para saber mais sobre essa história, clique aqui, com entrevista dos fundadores), no ano de 2006 a Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria foi fundada. Desde então, buscamos fomentar um testemunho autêntico e alegre da vivência do Evangelho nos lares de todo o mundo — inspirados na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de São João Paulo II.
Proclame você também: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24,15).
Sugerimos que assista à entrevista com os fundadores, clicando aqui, para conhecer a história e o ser Famílias Novas.
Queremos, portanto, lutar pelo projeto genuíno de Deus. Trata-se de um mover em direção do amor; defendendo e valorizando a família cristã, onde todos os membros evangelizam-se mutuamente. A partir de tal ponto, a família saí numa verdadeira cruzada, onde pais e filhos marcham lado a lado com o propósito de conquistar o mundo para Deus, através do testemunho do amor, vislumbrando uma sociedade justa e pacífica.
Difundimos nossa missão através de Domus (adultas, jovens e infantis), acampamentos, vigílias, formações, retiros espirituais, confraternizações familiares, saraus, convivências, tertúlias, apostolado nas escolas e pela mídia e, sobretudo, com o testemunho de vida de cada membro Famílias Novas. Nossa espiritualidade é essencialmente mariana. Buscamos o louvor a Deus e a vivência do carisma de forma serena e profunda, baseada na vida dos santos e história da Igreja.
Levamos a nossa missão para a Arquidiocese de São Paulo, Arquidiocese do Rio de Janeiro, Diocese de Campo Limpo, Diocese de Santo Amaro, Diocese de Santo André, Diocese de Mogi das Cruzes, Diocese de Osasco, Diocese de Santos e Diocese de Anápolis.
A Comunidade foi considerada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNBB, como extensão da própria Pastoral Familiar, de cujos congressos participamos initerruptamente desde 2006. Fomos selecionados por esta mesma comissão para dar testemunho, em cadeia nacional de rádio e TV, na missa principal da 1ª Peregrinação Nacional das Famílias do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; fato que foi repetido durante a 3ª Peregrinação Nacional.
Contamos com a devida aprovação eclesiástica, concedida por Dom Emílio Pignoli, Bispo Emérito da Diocese do Campo Limpo e conselheiro da Comunidade, e devidamente convalidada por Dom Luiz Antônio Guedes, nosso tutor eclesiástico. Recebemos também incentivo e apoio do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que aprovou a nossa missão na Arquidiocese, considerando como bem discernidas as diretrizes da Comunidade. Contamos ainda com a aprovação de Dom Pedro Luiz, da Diocese de Mogi das Cruzes, que acompanha-nos desde o início, e de Dom José Negri, da Diocese de Santo Amaro. A Comunidade tem ainda a permissão eclesiástica para realizar suas missões na Diocese de Osasco e conta com o incentivo expresso de diversas autoridades eclesiásticas, como de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, do Rio de Janeiro.