• Familias Novas

Um coração semelhante ao Vosso


O coração na linguagem bíblica tem o significado de ser o centro da vida da pessoa, onde pulsam seus sentimentos e mesmo seus pensamentos e juízos, na função modernamente referida ao cérebro. Sendo assim, devemos nos perguntar o que o Coração de Cristo pode nos ensinar sobre Sua Pessoa, seus juízos e sua intimidade. Em primeiro lugar, note que Cristo em diversas representações tende a mostrar seu coração exposto, exibindo para os passantes a Glória de luz que brilha em torno dele, bem como a ferida da lança do soldado, e a coroa de espinhos que o envolve. Interpretando a imagem do Sagrado Coração de Jesus à luz da Bíblia podemos dizer que tudo que se refere ao Coração pode se dizer do próprio Cristo.

Em primeiro lugar temos que Cristo exibe seu Coração. Porque o Salvador adota esta atitude? Que razão Ele pode ter para mostrar o íntimo de seu ser? Ele quer ser admirado? Talvez, mas por qual razão, já que em sua vida na terra nunca deixou de tomar atitudes impopulares que colocariam esta admiração em cheque? Achamos apropriada a tese de que Cristo exibe seu Coração porque a admiração beneficiará quem o observa. Isso faz sentido se pensarmos que as feridas que Ele ostenta foram causadas por nós. “Olhem quanto vos amei, olhem quanto me custou” enquanto seu olhar amantíssimo nos recorda, “não me arrependo, morreria por ti novamente”.

O Coração de Jesus geralmente é representado coroado de espinhos também. Mas não foi a Cabeça do Cristo que foi coroada? Sim, mas note que ao representar o seu coração coroado também nós estamos dizendo que Cristo é diferente dos reis desta terra: a sua natureza é em si mesma Real, é em si mesma nobre. Cristo é investido de Poder e Glória pela natureza da Intimidade que partilha com o Pai. A coroa de cristo, sendo de espinhos, o fere, e devemos perguntar a razão. A nobreza foi constituída em múltiplas culturas sob o racional de que os nobres tinham o dever de guardar e proteger aqueles que vivem em suas terras. Note que o reino de Cristo é maior que todos os outros, e suas muralhas temíveis atravessam os homens por dentro, convidando cada um de nós a decidir se ficamos dentro ou fora. Cristo reina por dentro, reina sobre um povo ingrato, rebelde e mau que fere sua cabeça e seu Doce Coração Piedoso.

O Coração de Jesus é retratado também cercado de Luz e de Fogo, uma imagem recorrente desde o Antigo Testamento para significar a Presença do Senhor. O Coração de Jesus tem o Poder de iluminar, dispersando a escuridão da Ignorância e do Pecado, tem o poder de aquecer preservando o Homem de ser congelado pelo desespero e pelo Niilismo, tem o poder de secar o ser humano de tudo que é Supérfluo. Do coração de Jesus jorra um Rio de Fogo que nos alimenta. Ele pode fazer tudo isto porque a mensagem que Ele traz é a Esperança Maior.

Ouçam os homens e se alegrem: Aquele que criou o Universo te convida à abandonar a vingança e abrir os átrios do vosso peito como abrigo, te convida a abandonar a devassidão e o hedonismo para que possas purificar o mundo como a brasa de Isaías que brilha e cauteriza toda a imundície. O Coração te convida a se derramar, no silêncio de um amor que afoga o mundo, mas primeiro você tem de recostar a sua cabeça e compassar as batidas do seu peito às dele. Porque não imita Maria? Ela dividiu nove meses Sangue com Ele, e foi Salva por Ele antes mesmo que o inimigo dela se apoderasse. Tal é o poder que a intimidade com Cristo nos garante: Deus nos ouve, nós nos conformamos à sua Vontade e somos preservados do mal.


0 visualização
DOE ONLINE

O dinheiro não é essencial para a missão, mas as doações que são feitas a favor desta obra pelas famílias ajudam-nos a manter as atividades que organizamos. Esse ato de caridade nos ajudaria muito! 

CONTATO

SP: (11) 96633-0138

RJ: (21) 96577-2050

CONECTE-SE

Inscreva-se para sempre receber as nossas novidades em primeira mão:

  • Youtube Famílias Novas
  • Twitter Famílias Novas

© 2017 por Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.