top of page

Famílias Novas - O Carisma

Atualizado: 6 de abr. de 2021


O carisma da Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria é a efetivação da Igreja doméstica conforme a exortação apostólica Familiaris Consortio. Nas palavras do casal fundador fica evidenciado o surgimento do carisma, a saber:

“O CHAMADO DE DEUS PARA COMUNIDADE CATÓLICA FAMÍLIAS NOVAS ”

Quando Deus criou o homem e lhe apresentou a mulher, os convidou para serem família, e assim chamou o homem a cooperar, em um profundo movimento de amor, na própria obra da criação: “Crescei e multiplicai-vos”. A família passou a ser a real e divina comunidade de vida idealizada pelo Criador. Doravante, grandes homens deram passos firmes nessa direção, correspondendo efetivamente com o plano de Deus. E por justiça e respeito, temos que lembrar, ressaltar e bradar o grito de Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24, 15.).

Infelizmente, nos tempos de hoje há um frontal ataque à família, pois o homem vem crescendo egoísta, consumista e hedonista, mergulhado profundamente em um grande abismo, todo colorido com a pirotecnia dos meios de comunicação. Os dominadores de plantão organizam uma nova ordem social, conduzem o povo a uma escravidão velada, é o homem servo da carne e não do espírito.

O resultado é muito triste, pois estamos vendo o homem dar as costas para Deus, atraído por uma busca desenfreada pelo poder, dinheiro e sexo, enganado por uma falsa ideia sobre felicidade. Ouve-se muito: “o casamento é um contrato, uma parceria, uma sociedade, e se não der certo se desfaz, abre-se outra, e assim vai… é preciso ser tudo muito prazeroso, sem desgastes, afinal quero ser feliz, é preciso ter paixão, e que dure o que durar”. São os apelos do mundo!

O homem se vê diante do mundo em uma grande e terrível cilada! Nós com Josué respondemos: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Marcado por um forte encontro com Jesus, efetivamente tombado do cavalo, reerguido pela força do perdão em uma profunda experiência de Deus vivida pela minha grande e maravilhosa mulher, decidi com toda a minha alma, com profundo ardor missionário, renovado pela presença do Espírito Santo, reconstruir a minha família, fazendo-a nova, templo de Deus, uma igreja doméstica!

Nessa nova caminhada redescobri o amor à minha mulher; tudo passou a ser diferente e vivo, organizávamos jantares à luz de velas na varanda do prédio (já com as crianças dormindo), programávamos pique-niques no parque, andávamos sozinhos de bicicleta, brincávamos com jogos, com alegria organizávamos diversos programas a dois (cinemas, jantares românticos, passeios à praia, etc.), experimentando o sexo puro e abençoado, a vida conjugal renovada, e o cotidiano verdadeiramente alegre. Com as crianças, que alegria dar banho no nenê, jogar futebol com os meninos no prédio, organizar jogos em família à noite em casa, andar todos de bicicleta, ajudar as crianças nos deveres escolares, tomar um lanchinho na padaria com a minha filha, fazer as refeições todos juntos, mantendo muito firme a vida de oração, estabelecendo uma partilha e comunhão entre nós e as crianças, efetivamente vivendo a genuína comunidade de vida, eram os sinais vivos da presença de Deus na nossa casa!.

Finalmente enxergava a verdade, caíram-se as escamas e meus olhos se abriram, assim queria muito dizer ao mundo: sou feliz, o caminho é outro, é possível recomeçar, digam sim a Deus, experimentem não uma nova família, mas fazer nova a sua família!

Assim Jesus não parou mais de ser a nossa segurança e o nosso caminho. Nada era capaz de frear a nossa nova vida, a casa finalmente estava erguida sobre a rocha, e logo passamos a sentir fortemente um chamado, uma voz vinha no nosso interior, era Deus falando ao nosso coração: mostrem tudo ao mundo, construam igrejas domésticas! O chamado havia de ser correspondido, pois eu e minha família somos muito gratos a Deus.

Surgia então o carisma, nascia a comunidade famílias novas. Nossa busca é viver diariamente, com todos os membros da família, em partilha e comunhão, a alegria espiritual, dando lugar a Jesus Cristo. Fiéis a Jesus, fiéis a sua igreja! Somos católicos, apostólicos, romanos, com muita alegria e respeito; sob a égide do santo magistério da Igreja, cada família deverá ser membro do corpo místico de Cristo, essa é a nossa luta! Ninguém deve faltar, todos, pais e filhos, com o sim de Maria, devem subir juntos a montanha. Famílias Novas pelo perdão, famílias novas pelo sim a Deus, famílias novas por amor a Igreja, famílias novas pela intercessão da Sagrada Família, famílias novas pela eternidade! Abertos aos dons do carisma, prostrados diante de Deus, sempre a espera do Espírito Santo, com um profundo e sereno louvor, nossa missão será sempre efetivando igrejas domésticas!Com a graça de Deus já não são poucas as famílias que formam e conformam conosco a comunidade católica famílias novas, que Deus proteja a todos! SIM A DEUS – SIM À FAMÍLIA – SIM À VIDA!

Apresentamo-nos: Benedicto Carlos Cavalcanti Ferreira Gattolini e Maria Leonor de Azevedo Pires Barreto Fonseca Cavalcanti Ferreira Gattolini, casados desde 1993, pais de Bárbara, Lucas, Mateus, Tiago, Gabriela e todos aqueles que o Senhor nos mandar.

A data de publicação do artigo, fictícia, homenageia o dia de fundação da Comunidade.

989 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page